sexta-feira, 12 de abril de 2013

Hidrofobia

Hidrofobia (do grego Yδωρ, hydor, "água"; e φόβοςphobein, phobein, "medo") é o medo doentio de água ou líquidos. Sua causa pode ser psiquiátrica ou virótica. Quando ocorre na forma virótica é também conhecida como raiva (doença).
Para a Psiquiatria a hidrofobia designa o medo doentio da água ou da natação. É comum a forma moderada, que consiste no medo de águas profundas (em geral associada ao medo de afogamento), e não como uma aversão à água, como substância em si.

Neste sentido, o termo correto seria Aquafobia, mas o uso consagrado do vocábulo hidrofobia tornou-o efetivamente no mais utilizado para designar o medo de água.

· Causas

Outra causa da hidrofobia é algum trauma, geralmente infantil, com líquidos. A hidrofobia é medo da água em si, mas aquafobia seria de ficar imerso no ambiente aquático, é o medo do afogamento. Contudo, a maioria dos hidrófobos não sabe nadar, logo, aprender a nadar ajudaria a dissipar o medo.

· Na cultura popular
Na Turma da Mônica, pode-se observar que o personagem Cascão desenvolveu hidrofobia desde o nascimento, embora que em revistas antigas, ele tomou banho.

Enviado por: Matheus Nunes

0 comentários:

Postar um comentário

 

Obrigado

Obrigado por visitar nosso página, estimado visitante. Volte sempre e se previna.