quinta-feira, 11 de abril de 2013

Giardiase

Giardíase ou giardiose é a doença provocada pela infecção do intestino delgado pelo protozoário Giárdia, popularmente conhecido como giárdia. A giardíase costuma ser assintomática, mas pode causar diarréia e má absorção intestinal de gorduras. A giardíase está presente em praticamente todo o mundo, mas afeta principalmente crianças em populações de baixo nível econômico e em regiões de clima tropical ou subtropical. 
Patofisiologia: 

A giardíase causa uma má absorção intestinal de gorduras, daí a esteatorreia, mas o mecanismo exato ainda não é bem conhecido.

Uma das hipóteses é o consumo de bile da pessoa infectada pela giárdia, que é incapaz de produzir os lipídios que compõem sua membrana celular. A bile tem a função de facilitar a digestão e consequente absorção dos lipídios.

Outras hipóteses incluem o atapetamento da parede intestinal por uma infecção massiva; o crescimento excessivo da microbiota("flora") intestinal associado a parte dos casos de giardíase; e a resposta imune à giárdia, que causaria alterações nos enterócitos(as células do intestino responsáveis pela absorção dos nutrientes).

Além das gorduras, a giardíase também parece ser responsável por má absorção de vitamina B12, vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), ferro, lactose e xilose.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Obrigado

Obrigado por visitar nosso página, estimado visitante. Volte sempre e se previna.