sexta-feira, 12 de abril de 2013

Meningite

A meningite é uma doença que consiste na inflamação das meninges – membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal. Ela pode ser causada, principalmente, por vírus ou bactérias.


O quadro das meningites virais é mais leve e seus sintomas se assemelham aos da gripe e resfriados. Entretanto, a bacteriana – causada principalmente pelos meningococos, pneumococos ou hemófilos – é altamente contagiosa e geralmente grave, sendo a doença meningocócica a mais séria. Ela, causada pela Neisseria meningitidis, pode causar inflamação nas meninges e, também, infecção generalizada (meningococcemia). O ser humano é o único hospedeiro natural desta bactéria cujas sequelas podem ser variadas: desde dificuldades no aprendizado até paralisia cerebral, passando por problemas como surdez.
A transmissão se dá pelo contato da saliva ou gotículas de saliva da pessoa doente com os órgãos respiratórios de um indivíduo saudável, levando a bactéria para o sistema circulatório aproximadamente cinco dias após o contágio. Como crianças de até 6 anos de idade ainda não têm seus sistemas imunológicos completamente consolidados, são elas as mais vulneráveis. Idosos e imunodeprimidos também fazem parte do grupo de maior suscetibilidade.

Sintomas da Meningite

São sintomas da meningite:
Febre alta;
Dor de cabeça forte;
Náusea e vômito
Rigidez do pescoço, intensa dor no pescoço, dificuldade em encostar o queixo no peito;
Confusão mental;
Intolerância à luz e ao ruído;
Prostração;
Moleza;
Pode haver manchas cor de vinho na pele.

Sintomas de meningite no bebê:
Febre alta;
Irritabilidade ou Sonolência;
Choro agudo;
Pode haver convulsões.


A doença meningocócica tem início repentino e evolução rápida, pode levar ao óbito em menos de 24 a 48 horas. Para a confirmação diagnóstica das meningites, retira-se um líquido da espinha, denominado líquido cefalorraquidiano, para identificar se há ou não algum patógeno e, se sim, identificá-lo. Em caso de meningite viral, o tratamento é o mesmo feito para as viroses em geral; caso seja meningite bacteriana, o uso de antibióticos específicos para a espécie, administrados via endovenosa, será imprescindível.

Evitar o uso de talheres e copos utilizados por outras pessoas ou mal lavados e ambientes abafados são formas de se diminuir as chances de adquirir a doença. Manter o sistema imunológico fortalecido e seguir corretamente as orientações médicas, caso tenha tido contato com alguém acometido pela doença são, também, medidas importantes.

Causas da meningite

A meningite pode ser causada por:
Vírus;
Fungos;
Bactérias;
Parasitas;
Tumor;
Traumas;
Reação à medicamentos.

Tratamento para Meningite

O tratamento para a meningite vai depender de sua causa, mas ela pode ser tratada com atoma de antibióticos, anti-virais ou corticoides em meio hospitalar.

O tratamento deve ser iniciado prontamente para diminuir o risco de complicações e o tempo de duração da meningite que é de aproximadamente 5 a 10 dias e durante as primeiras 24 horas do tratamento o indivíduo deve ser isolado. É importante a vigilância dos seus contatos por um período mpinimo de 10 dias.

Transmissão da Meningite

A meningite é transmitida através do contato com gotículas de saliva do indivíduo contaminado através da tosse, espirro ou fala.

O vírus não consegue sobreviver no ar e portanto é necessário um contato mais íntimo com o paciente para que um outro seja infectado. Beijos na boca e de língua são um meio propenso para se pegar meningite, mas isto só ocorre se o indivíduo não for vacinado contra a doença. Aperto de mão, abraços, partilhar objetos pessoais e permanecer menos de 6 horas em contato com o paciente não trazem risco a saúde.

A meningite viral é mais comum no verão e a meningite bacteriana é mais comum no inverno.

Enviado por: Marcelly Souza


0 comentários:

Postar um comentário

 

Obrigado

Obrigado por visitar nosso página, estimado visitante. Volte sempre e se previna.