sexta-feira, 12 de abril de 2013

Pneumonia

A pneumonia se caracteriza como sendo uma inflamação dos alvéolos pulmonares, com ou sem infecção. Vírus, fungos, protozoários e bactérias são capazes de provocá-la, sendo mais comuns as pneumonias causadas por pneumococos.
Afeta pessoas de todas as idades, desde que estejam com baixa imunidade: é por tal motivo que é comum ouvirmos casos de pessoas que desenvolveram a pneumonia a partir de uma gripe.

Esta doença pode se instalar quando há a inalação, ingestão de bactérias que se proliferaram na boca, ou condução de patógenos de outras infecções, via corrente sanguínea. No primeiro caso, gotículas de saliva e secreções contaminadas propiciam o contágio.

Tosse com secreção, dores torácicas, febre alta, calafrios, dores de ouvido e respiração curta e ofegante são alguns de seus sintomas. Em idosos, pode haver confusão mental. Não sendo tratada, acúmulo de líquidos nos pulmões e ulcerações nos brônquios podem surgir.

Sintomas da Pneumonia

Os sintomas da pneumonia são:
Tosse inicialmente seca que piora e apresenta secreção;
Pode haver sangue misturado com catarro;
Dor no tórax;
Calafrios;
Febre alta;
Dor de ouvido/garganta;
Dificuldade respiratória (respiração curta e ofegante).
Tratamento para Pneumonia

O tratamento da pneumonia envolve antibióticos e fisioterapia respiratória.

Nos casos mais graves o indivíduo deverá ficar internado e o tempo de tratamento varia entre 14 ou 21 dias, podendo prolongar-se por mais tempo.

Os exercícios de respiração profunda e a terapia para eliminar secreções são boas técnicas para prevenir ou curar a pneumonia em pacientes debilitados, acamados, paralisados, inconscientes ou que apresentam uma doença que compromete o sistema imune.

O indivíduo deve permanecer de repouso, beber muita água e alimentar-se normalmente.

Tratamento medicamentoso da pneumonia

Geralmente é feito com antibióticos como:
amoxacilina,
azitromicina,
claritromicina,
ceftriaxona,
levofloxacino e
moxifloxacino.

O indivíduo deve apresentar melhora entre o 3º e o 4º dia de tratamento.
Agentes etiológicos da pneumonia

Sabemos que nas pneumonias a definição do agente etiológico é difícil e, mesmo quando são empregadas todas as técnicas disponíveis, a definição etiológica só é feita em 30 a 40% dos casos pesquisados.

Dos casos de pneumonia adquirida na comunidade com etiologia determinada, os dados disponíveis referentes ao agente etiológico variam significativamente, mas existem alguns pontos que merecem destaque:

O agente mais comum das pneumonias adquiridas na comunidade é o Streptococcus pneumoniae, também conhecido como pneumococo, estando envolvido em 30 a 70% dos casos;

As bactérias atípicas, micoplasma, clamídea e legionela, têm sido consideradas como o agente etiológico em taxas que variam de 8 a 48 % dos casos;

Infecções mistas, tipicamente envolvendo uma bactéria e um agente atípico ou viral, têm sido relatadas em até 38% dos pacientes;

O Hemophilus influenzae tem sido implicado como o agente etiológico em a 4 a 18% dos casos, principalmente em pacientes com DPOC;

Enterobacteriáceas(Klebsiela,Escherichia,Proteus,Enterobacter)e Staphylococcus aureus, cada, foram citados como agentes em 2 a 10% dos casos;

Pseudomonas aeruginosa foi citado como responsável em 1% a 4% dos casos. 

Enviado por: Marcelly Souza

0 comentários:

Postar um comentário

 

Obrigado

Obrigado por visitar nosso página, estimado visitante. Volte sempre e se previna.