sexta-feira, 12 de abril de 2013

Salmonelose

Salmonelose - é uma doença infecciosa causada pela bactéria do gênero Salmonella. A salmonella é encontrada principalmente nas fezes humanas e animais.
A Salmonelose é transmitida, portanto, através da ingestão de alimentos contaminados por material fecal. Alimentos como aves, leite, carne, ovos, verduras e frutas geralmente contêm a bactéria.

Os sintomas da doença aparecem entre 12 e 72 horas após a contaminação, sendo que a doença costuma durar de dois a sete dias. São sintomas:

- Cólicas abdominais
- Náusea
- Diarréia
- Febre
- Desidratação

Geralmente, não há a necessidade de tratamento específico. A medicação é a de suporte ao paciente, garantindo seu bem estar. Em poucos dias a pessoa se recupera.

Porém, em alguns casos, a salmonelose causa desidratação severa e/ou a infecção atinge outros órgãos além do intestino, sendo necessário, nesses casos, o internamento, com o objetivo da reidratação com soro intravenoso, ou a prescrição de antibióticos.

A salmonelose pode ser prevenida através de algumas ações: alimentos de origem animal devem ser consumidos bem – passados, todos os alimentos, principalmente frutas e vegetais devem ser bem lavados para o consumo e deve-se lavar as mãos antes de manusear os alimentos.

Enviado por: Mariana Catarino

0 comentários:

Postar um comentário

 

Obrigado

Obrigado por visitar nosso página, estimado visitante. Volte sempre e se previna.